quarta-feira, 31 de março de 2010

Medo ou caridade?

Esmola no dicionário significa quantia em dinheiro dada a um pedinte por caridade. A sociedade contemporânea qualifica como classe baixa os trabalhadores braçais e como miseráveis os desempregados que vivem em estado de pobreza. Quem é o pedinte que nos aborda em diferentes locais, e em numero cada vez maior? As vezes são crianças orientadas por seus pais, ou a própria vivência nas ruas as ensina a pedir, também são adultos de todas as idades, viciados, deficientes físicos...
Não se pode mais estacionar o carro em vias públicas, logo aparece alguém nos intimidando a pagar pela segurança do veículo. O que leva um pedinte a permanecer esmolando, certamente é a lucratividade, a renda gerada com tal atitude. Infelizmente a grande maioria da população ainda não se conscientizou que ao praticar “caridade” está incentivando tal prática. A verdadeira caridade não consiste em dar esmolas, consiste em ouvir, orientar, alimentar, assistir, não em dar dinheiro.
É um vício de comportamento, deturpação moral e cultural, e se não nos posicionarmos a respeito, se não cobrarmos do poder público segurança, a fim de que não sejamos intimidados a dar esmolas, em breve seremos prisioneiros da nossa própria criação.

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário